SailNet Community banner
  • SailNet is a forum community dedicated to Sailing enthusiasts. Come join the discussion about sailing, modifications, classifieds, troubleshooting, repairs, reviews, maintenance, and more!
1 - 9 of 9 Posts

PhilCarlson

· Registered
Morgan 43 and a 1976 North Star 26
1,297 Posts
Reaction score
826
Discussion starter · #1 ·
A minha busca pelo Santo Graal (Ar condicionado a partir da bateria e solar) foi concluída com sucesso com a instalação de um inversor Victron MultiPlus 3000VA.

De acordo com o ritual, quando coisas novas são instaladas, eu sento e observo como funciona, digerindo os dados que vêm através dos vários dispositivos de monitoramento. O que estou vendo me deixou perplexo.

O sistema: 2x EPOCH 460AH LiFePo, 1300w de energia solar, inversor Multiplus 3000VA, ar condicionado VelAir 16K BTU.

Então, estou assistindo o display Cerbo com o ar condicionado funcionando com baterias e energia solar. Eu o coloquei em potência total para resfriar o barco, então a carga de 1193w AC faz todo o sentido. O ar condicionado mais uma bomba de água não tão eficiente. O monitor Blue Sea concorda. 10,2 A a 119v

A matemática rápida na minha cabeça diz que deve ser cerca de 90-95 Amperes no lado DC. Mas isso NÃO é o que eu encontro no display do shunt DC. Em vez disso, ele lê 67,93 amperes a 13,12, ou 891 watts ... Coçando a cabeça.

Olhando para o display BMS de cada bateria, chega a 73 amperes descarregando... concordando aproximadamente com o shunt. Coloquei um alicate amperímetro nos cabos da bateria e ele concorda com os dados do BMS. Alicate amperímetro em (-) abaixo do shunt concorda.

Coloquei um alicate amperímetro no cabo (+) do inversor, e ele me diz que está recebendo 103,7 amperes (a 13,1v por shunt), o que concorda com o display Cerbo.

Os positivos MPPT vão para a mesma barra de barramento que o (+) da bateria se conecta, e os negativos vão para o barramento (-) que está acima do shunt, então a corrente solar faz parte da leitura.

O disjuntor para a energia da costa está aberto. A bateria de partida está desconectada. Todas as fotos e leituras estão dentro de alguns minutos umas das outras, então flutuação mínima. Dia nublado.

O que está acontecendo aqui?

Image

Image

Image

Image

Image

Attachments

Discussion starter · #3 ·
Parece certo para mim, se estou a entender corretamente. Você está usando 1193W de energia e colocando 543W de energia solar.

1193-543 = 871W

Mark
Concordo que a energia corresponde, mas por que ela não reflete a corrente total no visor do shunt? Toda a corrente contínua (-), incluindo o inversor, passa pelo barramento (-) e, em seguida, pelo shunt para o barramento de terra e a bateria (-). E o solar (+) vai para o mesmo barramento que as baterias, então, exceto pelo relatório de rendimento solar da rede Victron, não é diferente da corrente das baterias.

Concordo que a potência corresponde, mas por que ela não reflete a corrente total na tela do shunt? Toda a corrente contínua (-), incluindo o inversor, passa pelo barramento (-) e, em seguida, pelo shunt para o barramento de aterramento e a bateria (-). E o solar (+) vai para o mesmo barramento que as baterias, então, exceto pelo relatório da rede Victron sobre o rendimento solar para o cerbo, não é diferente da corrente das baterias.
Eu acho que ainda não estou entendendo qual é o problema. O shunt mede a soma instantânea das correntes que entram e saem dele. Neste exemplo, são ~68A saindo, o que corresponde à potência sendo usada, menos a potência que entra, conforme mostrado no BlueSeas, no seu amperímetro e na entrada solar.

Mark

Discussion starter · #7 ·
O problema é a minha dificuldade em entender por que o sistema está me dizendo o que está me dizendo. É lógica, não mágica.

Eu esperava ver o shunt relatando ~105 amperes; carga total de corrente contínua no barco, não apenas a corrente das baterias.

Por que o shunt não está relatando a corrente solar?
A rede está compensando?
É porque os (-) dos MPPT encontram o sistema acima do shunt?

A questão é a minha luta para entender por que o sistema está me dizendo o que está me dizendo. É lógica, não mágica.

Eu esperava ver o shunt relatando ~105 amperes; carga total de corrente contínua no barco, não apenas a corrente das baterias.

Por que o shunt não está relatando a corrente solar?
A rede está compensando?
É porque os (-)s do MPPT encontram o sistema acima do shunt?
O shunt relatará a soma total de tudo o que entra e sai dele, não apenas as cargas. Portanto, parece que está mostrando a corrente solar, a menos que eu esteja entendendo mal três fotos.

O que é "acima do shunt"? Lado da bateria ou lado da carga?

Discussion starter · #9 ·
O shunt relatará a soma total de tudo o que entra e sai dele, e não apenas as cargas. Portanto, parece que está mostrando a corrente solar, a menos que eu esteja entendendo mal três fotos.

O que está "acima do shunt"? Lado da bateria ou lado da carga?
Acima do shunt é o lado da carga, abaixo do shunt é a bateria.

A tela Victron Connect do shunt diz 67A, o que concorda com os totais do BMS, mas não inclui a energia solar. Se incluísse, estaria exibindo mais de 100A

A tela Cerbo para cargas CA vem do inversor, o rendimento solar dos MPPTs e as cargas CC devem vir do shunt, embora exclua a carga CC que vai para o inversor...

1 - 9 of 9 Posts